Hérnia Inguinal

 

Hérnia é qualquer protrusão ou deslocamento do conteúdo abdominal por um orifício natural ou acidental. O termo "inguinal" indica que esse conteúdo passa pela parede abdominal na região da virilha. Ela pode ser unilateral ou bilateral. É bem mais frequente em homens.

Sintomas: Geralmente, o paciente refere uma protusão (caroço) na região da virilha. Esta pode ser acompanhada de dor, desconforto e menos frequentemente, sinais de obstrução intestinal, tais como vômitos, parada de eliminação de flatos ou fezes, sintomas esses que geralmente ocorrem em casos complicados e que necessitam de abordagem cirúrgia em carater de urgência (hérnia encarcerada ou estrangulada).

Tratamento: O tratamento das hérnias abdominais é cirúrgico. Quando não complicada, a cirurgia é eletiva, isto é, sem pressa e com decisão e aprazamento definidos pelo paciente e pelo cirurgião. Em casos complicados, a abordagem cirúrgica é de urgência, já que a vida do paciente encontra-se em risco. A cirurgia consiste numa pequena incisão na região inguinal, geralmente próxima do local do abaulamento percebido pelo paciente, onde na grande maioria das vezes, coloca-se uma tela para evitar que a mesma recidive. Atualmente, em alguns casos específicos, a cirurgia videolaparóscopica pode ser considerada.