Apendicite

O apêndice é um tubo vermiforme originado da primeira porção do intestino grosso e que situa-se na região inferior direita do abdômen. A apendicite nada mais é que a inflamação do apêndice, patologia que é capaz de causar fortes dores abdominais.

Sintomas: Os sintomas da apendicite variam dependendo da idade e da posição do apêndice. Crianças e mulheres grávidas podem sentir dores em locais diferentes aos de pessoas adultas. Geralmente, um dos primeiros sintomas consiste em uma dor em volta do umbigo. A dor pode ser fraca no início, mas torna-se cada vez mais aguda e intensa e tende com o passar de horas a se localizar na fossa ilíaca direita, região que fica mais abaixo e mais a direita do abdomen. Outros sintomas que geralmente podem estar associados são redução do apetite, náuseas, vômitos e febre baixa.

Tratamento: O tratamento da apendicite é cirúrgico, com a retirada do apêndice inflamado, cirurgia que deve ser realizada em carater de urgência. Em casos onde o apêndice encontra-se numa fase mais inicial, onde a inflamação encontra-se mais localizada, geralmente o paciente é submetido a cirurgia em um dia e
no dia seguinte já recebe alta. Em casos mais complicados, com a presença de pûs dentro do abdomen ou de perfuração do apêndice, geralmente há necessidade de se passar alguns dias a mais internado para utilização de antbióticos diretamente na veia.

Cirurgia: Num procedimento denominado apendicectomia laparoscópica, o cirurgião retira o apêndice realizando três pequenas incisões no abdomen do paciente.

A cirurgia realizada por vídeo é menos invasiva e, por isso, permite uma recuperação mais rápida do paciente às suas atividades cotidianas.